Atividades para crianças durante a quarentena

Criança em casa. Ânimos a flor da pele. A agitação não para e já as 8h da matina os pequenos estão de pé ansiosos pelo que vão fazer. Ficar em casa com as crianças nesse período de quarentena pode ser uma missão desafiadora, afinal, quando esse é o tema, energia é uma coisa que não falta! Mas depois de pintar, colorir, contar histórias, maratonar os filmes e desenhos preferidos, entre outras tantas atividades, o que fazer para distrair os pequenos sem ter que sair de casa? A dica de hoje chega para responder essa perguntar e te dar algumas ideias!

campanha-banco-itau-unibanco-leia-para-uma-crianca-isso-muda-o-mundo-livros-solicitar-pedir-quero-colo-pedro-vira-porco-espinho-menina-estrelas-digitais-dream-onCom a quarentena várias plataformas digitais disponibilizaram programações especiais para a garotada, uma dessas plataformas é a do Banco Itaú, com o Itaú Criança, que reúne 13 livros infantis disponíveis para todo o público, sem a necessidade de cadastro. Com narrativas divertidas e didáticas, as obras possuem diversas temáticas e contam com autores como Luis Fernando Veríssimo, Conceição Evaristo, Adriana Carranca, Fernanda Takai, entre outros. Além disso, todas as histórias possuem sons divertidos que ajudam a criança a entrar nesse universo completamente lúdico. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, uma boa alternativa para aproveitar o tempo, é criar histórias juntamente com as crianças. Explorar a ampla criatividade infantil pode ser uma ótima experiência, além de ser muito divertido. Deixe que a história corra solta e a partir disso, crie, junto com os pequenos, desenhos que possam ilustrar toda aquela cena inventada por vocês. Outra boa opção são os livros de colorir, que além de aflorar a imaginação, possuem vários desenhos e temas diferentes. O Espaço Educar disponibilizou mais de 70 livros infantis que podem ser baixados gratuitamente.

Para quem faz parte da turma mais agitada, uma excelente dica é incluir músicas na rotina. Sabem aquelas antigas canções que todo mundo já conhece? Então, elas podem ser resgatadas em um “momento musical” que vocês também podem utilizar para criar coreografias especiais em família! A trupe mais animada da cidade está com uma programação toda especial e a galera da Trupicada chega com lives pra lá de animadas, para o seu pequeno cantar, dançar e se divertir em casa! Além disso, no site da Palavra Cantada você encontra clipes e músicas animadas especiais para crianças. Aproveitando esse clima de resgatar nossas antigas memórias da infância, por que não trazer de volta algumas brincadeiras antigas? Organizar um caça ao tesouro, uma construção de castelo de cartas ou um teatro de sombras, podem ser boas ideias para distrair as crianças.

O teatro também persiste mesmo em tempos de quarentena e a Sala de Giz, disponibilizou em seu canal do YouTube o espetáculo “Circo no Sótão” que você pode assistir ai da sua casa, de forma gratuita. E para quem também gosta de uma boa história, vários contadores de histórias por todo Brasil estão fazendo transmissões ao vivo pelas redes sociais que você pode conferir nos seguintes perfis no instagram: @fafaconta, @carollevy, @flavinha.gama, @tiaamandinha, @camila.gerano.

Nesses tempos de quarentena a arte mostra mais uma vez sua enorme importância e grande valor! Bora aproveitar todas essas dicas e se divertir muito com as crianças.

o-gibra-indica-azul-correto

 

 

  • Tags: