COVID-19: Um Alerta Importante

Como prevenir o novo coronavírus? Quais são os primeiros sintomas? O que é o COVID-19? Como o diagnóstico é feito? Calma, calma, calma! Muita calma nessa hora porquê dessa vez o nosso bate papo é diferente e nós estamos aqui para falar sobre essa nova doença que está rendendo várias dúvidas por ai! Primeiramente, os coronavírus fazem parte de uma cadeia viral conhecida desde 1960 que causam infecções respiratórias em humanos, além de apresentar outros sintomas como coriza, tosse, dor de garganta e febre. O vírus, nomeado oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como COVID-19 no dia 11 de fevereiro, notificou os primeiros casos no início deste ano em Wuhan, metrópole chinesa com 11 milhões de habitantes. Em março a OMS declarou situação de pandemia do novo coronavírus, o que significa que doença afetou um grande número de pessoas por todo mundo. A definição de pandemia não diz respeito exatamente a números específicos e sim a rápida proliferação do vírus.

WhatsApp Image 2020-03-17 at 18.44.09

Mas afinal de contas, existem formas de prevenir a doença? De acordo com o Ministério da Saúde existem alguns cuidados básicos que podem ser tomados com o objetivo de evitar a proliferação do vírus, como: higienizar as mãos após tossir ou espirrar, lavar as mãos várias vezes ao dia, não compartilhar objetos de uso pessoal e principalmente, se você puder, evite sair de casa!! Em Juiz de Fora já existem casos confirmados e em março morreu a primeira vítima de coronavírus no país. O momento é delicado e afeta diversos setores públicos e privados, inclusive a cultura. O adiamento e cancelamento de inúmeros shows, festivais, festas e encontros chegou também à cidade e várias casas decidiram suspender suas atividades, afim de evitar aglomerações e, com isso, o contagio do COVID-19.

O momento é delicado para todos os setores e nós, mas é essencial que agora a gente se conscientize sobre a importância de seguir todas as orientações da OMS e do Ministério da Saúde. Mas o fato de todo mundo ficar em casa não quer dizer que as coisas param de acontecer, nossos artistas locais seguem no corre e você pode ajudar e incentivar esse trampo aí, de onde você está. Compartilhar publicações, vídeos ou músicas de artistas locais em seus perfis nas redes sociais, ou indicar o trabalho para um amigo é uma forma de incentivar essas produções e fazer com que mais pessoas tenham acesso. Por aqui a gente continua cumprindo a função de te ajudar a se guiar pelo que acontece por ai e nesse momento de isolamento e quarentena nós seguimos firmes com várias dicas pra você aproveitar em casa! A gente sempre reclama que não tem tempo pra colocar as séries em dia ou finalmente terminar de ler aquele livro, então, por que não aproveitar esse momento? Fica de olho que no nosso site a gente vai te atualizar semanalmente com várias dicas sobre o que fazer em casa!

o-gibra-indica-azul-correto

  • Tags: