Oficina de Vídeo Cenário

2019 já está chegando na sua reta final, para alguns finalmente, para outros o ano ainda podia durar mais um cadinho, mas de qualquer forma ele ainda não acabou de fato e dezembro chega com várias surpresas pra você que pretende fechar o ano com chave de ouro! Nós gostamos muito de receber aquelas dicas boas, principalmente quando o assunto envolve cultura e acho que você aí do outro lado também vai gostar da nossa dica de hoje, porque entre os dias 10 e 13 de dezembro acontece a Oficina de Introdução ao Vídeo Cenário, no espaço Uthopia.

videocenário1

A frente da oficina estão dois multiartistas, Tuta e Montano, que se juntam para compartilhar suas experiências individuais e em dupla, falando sobre projetos que demonstram uma diversidade de aplicações sobre espaços cênicos, instalações, e vídeo projeções.  A oficina tem como objetivo trazer uma abordagem sobre o Vídeo Cenário, termo usado para os cenários que são criados em conjunto com os vídeos que serão projetados sobre eles.  Durante os três dias serão apresentados diversos temas que envolvem a produção do vídeo cenário, como: Processos Criativos e Técnicos, Materiais e Montagens, Pesquisa e Execução, tanto no que diz respeito à parte física do cenário quanto aos conteúdos dos vídeos.

O último dia da programação será marcado pela criação e montagem do cenário para o show da banda Mauloa que será realizado no mesmo dia e pelo mapeamento da projeção e aplicação do conteúdo criado sobre o repertório do show.  Uma das técnicas utilizadas para projeção e que serão abordadas pela oficina é a de Projeção Mapeada, que vem sendo aplicada em eventos plurais como dança, teatro, exposições, festas, entre outros.

Vamos combinar que por trás de uma boa ideia sempre há cabeças muito bem pensantes, dessa vez não é diferente e a gente pode te provar isso! Juizforano de berço, o Tuta é discotecário, cenógrafo, marceneiro e agitador cultural. Com uma longa bagagem, já realizou a montagem dos vídeos cenários em diversos eventos, como: MIMO Festival, Geringonça SESC Tijuca, Voz do Povo, Cone Crew, Ponto de Equilíbrio, O Rappa, Direção de Arte videoclipe Amplexos, videoclipe Imaginasamba, Ludmilla, entre outros. E claro, que a outra parte da dupla não fica de fora porque o discotecário, arquiteto, videoartista e agitador cultural, Montano, já realizou diversos eventos também utilizando as técnicas de vídeo cenário, sendo eles: MIMO Festival, “A voz e a máquina” Elza Soares, “Sintoniza lá” Bnegão e os Seletores de Frequência, Orquestra Voadora, Lia de Itamaracá, Arena Itaú Rock in Rio, Fela Day, Xangai, Festivais MOLA, Circo Digital e Mar de Música em parceria com o Circo Voador, entre outros.

o-gibra-indica-azul-correto

  • Tags: